quinta-feira, 9 de junho de 2011

Armadura Espiritual...

"TOMANDO TODA A ARMADURA DE DEUS"


Base :  Efésios 6: 11-18 " Revestí-vos  de toda a armadura de Deus... Portanto tomai toda a armadura de Deus...e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"

Introdução: Quando Paulo escreveu aos cristãos da cidade de Éfeso sobre a armadura de Deus, muito provavelmente ele tinha em mente a imagem de uma armadura de soldado romano: couraça, sandálias, escudo, cinto, espada, e capacete.
Neste estudo saberemos:Por que temos que trajar a armadura de Deus? Como se faz para trajar essa armadura? O que significa cada peça dessa armadura?  

Muitos não sabem manejar suas armas, não trajam a armadura, não empunham o escudo e nem a espada do espírito.
A couraça só protege quem está dentro dela. Não adianta ficar OLHANDO para a couraça. Ela não faz nada sozinha. Assim também o escudo, o capacete e a espada.
Como se traja a armadura de Deus?
O Espírito Santo é acionado pela oração. O contato com Deus ocorre pela oração.
Quanto mais se  conhece Deus, mais fortalecidos ficamos. Por outro lado... Quanto menos lemos, quanto menos estudamos, mais fracos ficamos... Nossa sobrevivência depende dela.
1) - O CINTO DA VERDADE:
Paulo começa a sua exposição com o cinto da verdade.
Muitos leitores da Bíblia não compreendem o que significa a expressão "cingir os lombos com a verdade". Significa apenas e tão-somente isso: estar usando o cinto da verdade.
A nossa primeira barreira, a nossa primeira defesa contra as ciladas do diabo é a verdade. Sem ela as demais partes da armadura não funcionam. O primeiro recurso tem que ser sempre a verdade.
A verdade é a rocha onde podemos edificar nossa vida. Quem constrói sua vida sobre a mentira, mais cedo ou mais tarde vai vê-la ruir e se transformar em escombros.
2) - COURAÇA DA JUSTIÇA:
 Paulo continua falando sobre a couraça da justiça. Como é essa couraça da Justiça? Para que serve essa couraça da Justiça? O equivalente hoje à couraça da Justiça seria um colete à prova de balas.
No tempo em que as batalhas dependiam mais de homens do que recursos técnicos e equipamentos sofisticados, uma vida podia depender da couraça. Existiam muitos tipos de couraças. A que Paulo estava visualizando provavelmente eram duas peças metálicas inteiriças amarradas entre si, uma para proteger as costas e outra para proteger a parte frontal do corpo.
A couraça trata da justiça de Deus. Os ataques diabólicos são diretos em nossa alma, em nosso espírito, em nosso coração. Acusações, medos, traumas, dúvidas... Não temos proteção natural contra estas coisas.. Somente DENTRO da couraça é que estamos livres deste tipo de ataques. Os ataques continuarão, mas enquanto estivermos dentro da couraça, não surtirão efeitos.O que é essa couraça da Justiça? È Jesus. Em Jr 23:6, a Bíblia diz que Jesus seria a NOSSA JUSTIÇA. Essa couraça é JESUS! Quem está em Jesus não sente esses ataques. Não que esses ataques deixem de existir, continuarão existindo, mas quem está em Jesus não é abalado por esses ataques; não tem medo, não tem dúvidas... A couraça protege nosso coração, nossa alma, nosso espírito. Sem essa couraça da Justiça (Jesus) não se tem descanso, paz, não está em comunhão com Deus, de modo que as mínimas coisas são capazes de fazê-lo desistir de continuar no Caminho de Deus. Não basta olhar para a couraça, temos que estar trajando-a!
3) - SANDÁLIAS DA PAZ:
 Para que servem os calçados? Para proteger nossos pés! E de que esses calçados protegem? Das pedras pontiagudas e dos espinhos! Pelo caminho existem pedras , existem espinhos. Percebe a importância dos calçados da paz? Para andarmos firmes e seguros!

4) - ESCUDO DA FÉ:  Paulo continua falando que devemos tomar "sobretudo o escudo da fé, com o qual podemos apagar os dardos inflamados do maligno". A diferença entre o escudo da fé e a couraça da justiça é pequena. A couraça protege nosso corpo espiritual dos ataques do Maligno em nossa alma, em nosso espírito. Com a couraça, deixamos de ter medo, dúvidas, pânico. A couraça da Justiça é estática, Fica parada em nosso corpo, ou estamos dentro ou fora da couraça (Justiça de Deus - Jesus).
O escudo, no entanto, precisa ser manejado, movimentado. E para isso é preciso treino, habilidade, conhecimento.
5) - CAPACETE DA SALVAÇÃO:
O capacete, óbvio, serve pra proteger a cabeça. Precisamos estar atentos a nossa mente,para as investidas ... só Deus é UNISCIENTE!
O que é "capacete da salvação"?  é a mente de cristo!
Como está o capacete da salvação em tua cabeça?

 6) - ESPADA DO ESPÍRITO :
A Bíblia contém muitas figuras, muitas alegorias que precisam ser interpretadas, compreendidas para que possam ser praticadas. A Espada do Espírito é uma delas, mas aqui o próprio versículo diz que  é  a palavra de Deus. Talvez seja por isso que temos muitos no nosso meio que pensam que basta ter a Bíblia que ela faz o resto sozinha...
Não! Não basta ter a Bíblia em casa, ou carregá-la para a igreja para que sejamos instantaneamente transformados.
Paulo alertou que o obreiro do Senhor precisa manejar bem a Palavra da Verdade (IITm 2:15). Como se aprende a manejar uma espada? Treinando (EX DE JESUS NO DESERTO: "ESTÁ ESCRITO... Lc 4.1-13" Ele venceu com a palavra com a espada! Veja a importância do conhecimento).

Palavra Final:  Amado(a), não basta ter a Bíblia em casa ou nos cultos. É preciso conhecê-la, tê-la em nossa mente e em nosso coração. Saber o que ela diz, conhecer suas instruções e orientações.
Em Jo 8:32, a Bíblia diz que se conhecêssemos a verdade, ela nos libertaria. Então, quem não conhece a Verdade continua escravo. Há uma guerra, há uma luta diária sim, mas é para você vencer! O CONHECIMENTO É UMA ARMADURA, TOMA A TUA ARMADURA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário